Os Exames de Saúde Ocupacional ( ASO – Atestado de Saúde Ocupacional ), são processos que deverão ser realizados de acordo com as disposições contidas no PCMSO – ( NR 7), estes documentos são obrigatórios para trabalhadores regidos pela CLT.

A realização dos exames ocupacionais para o empregador resulta na redução do absenteísmo motivado por doenças, redução de acidentes potencialmente graves e eliminação de implicações legais.

Para os colaboradores a garantia da manutenção das condições de saúde para o desempenho da função.

Os exames de saúde ocupacional ASO – ( Atestado de Saúde Ocupacional são obrigatórios na admissão, demissão e periodicamente no curso do vínculo empregatício. 

Os custos dos exames são de responsabilidade do empregador.

Gestão completa

A Limer gerencia todos os documentos, processos e necessidades da empresa, relacionados aos exames de saúde ocupacional ASO, através de uma plataforma integrada, com objetivo de manter o empregador informado sobre todas as operações necessárias.

Para cada exame médico realizado, previsto no  PCMSO, o médico emitirá o Atestados de Saúde Ocupacional – ASO.


Confira abaixo os diferentes tipos de ASO

Aso Atestado de Saúde Ocupacional
Aso Atestado de Saúde Ocupacional

Exame Admissional


O Exame Admissional é indispensável para evidenciar a capacidade ou aptidão física e mental do empregado para a função que este deverá exercer.

Este exame consiste em uma entrevista e uma avaliação onde o médico examina se o trabalhador se encontra apto para o desenvolvimento das atividades.

Ao finalizar o exame admissional o médico emite um atestado médico de capacidade funcional, onde estará documentado se o funcionário está apto ou inapto a iniciar os trabalhos.

Para o empregador, o exame admissional é necessário para garantir a aptidão de um empregado.

Além disso o exame admissional encontra-se descrito no Artigo 168 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT (Decreto Lei nº 5.452, de 1º de Maio de 1943

Exame demissional 

O exame demissional deverá ser realizado por um médico, no desligamento do trabalhador de suas atividades, tendo como objetivo documentar as condições de saúde do empregado na data do desligamento.

Este exame é de extrema importância para o empregador, consequentemente assegurando-o em possíveis ações trabalhistas.  A não realização do exame médico demissional poderá trazer passivos trabalhistas ao empregador.

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) relativo ao exame médico demissional é um documento obrigatório para a homologação da rescisão do contrato de trabalho

Exame médico periódico

O exame periódico é uma ação preventiva, que busca através de exames clínicos, preservar a qualidade de vida e saúde do trabalhador. 

Consequentemente deverá ser realizados em períodos pré-determinados pelo médico coordenador do PCMSO.

Os exames periódicos tem como objetivo detectar precocemente o surgimento de doenças relacionadas ao trabalho, bem como promover a saúde dos trabalhadores, portanto todos os funcionários devem realizar este exame no decorrer de seu contrato trabalhista.

Este exame garante à empresa contratante que o funcionário está apto ou inapto em continuar a realizar suas atividades.

A periodicidade dos exames pode variar de seis meses a dois anos, dependendo da atividade.

Exame médico de mudança de função

Quando um funcionário tem a necessidade de mudar de setor ou função e fica exposto a riscos ocupacionais diferentes daqueles a que estava anteriormente o exame de mudança de função deverá ser realizado, antes da data de mudança.

Neste exame o médico do trabalho examinara aspectos gerais de saúde do paciente, avaliando se o funcionário está apto em exercer a nova função.

Além do exame clínico, o médico do trabalho poderá solicitar alguns exames complementares, de acordo com a determinação dos Quadros I e II da NR-7.

Exames complementares

Este exame tem como objetivo prevenir a saúde e qualidade de vida do trabalhador e assegurar a empresa que seu funcionário está apto a realizar uma nova atividade laboral

Os exames complementares são exames indicado no PCMSO – ( NR 7 ), com objetivo de auxiliar o médico na elaboração de um diagnostico durante a avaliação clínica para emissão do ASO

Principais exames complementares:

  • Acuidade Visual
  • Eletroencefalograma EEG
  • Audiometria
  • Raio X Tórax
  • Raio X coluna LS
  • VDRL
  • Urina I
  • Parasitológico Fezes
  • Hemograma
  • Coprocultura
  • Beta HCG
  • Glicemia
  • Espirometria
  • Eletrocardiograma ECG
  • entre outros

Entre em contato com nossa central de atendimento e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *