#0021c9

Tendências para o RH pós-Pandemia

Destaques | Postado em: by admin

A pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19) nos trouxe muitas mudanças pessoais e profissionais. Com isso, tivemos que adaptar muitas rotinas do nosso dia a dia frente a esse cenário. A rápida adaptação está sendo exigida, e sem sombra de dúvidas, essa rápida adaptação se tornou muito importante para o período pós-pandemia, confira algumas tendências para o RH que já estão sendo implementadas.

Uma das principais mudanças impostas pela pandemia provocada pelo coronavírus foi o distanciamento social, mudança essa que impactou diretamente nas rotinas das empresas, com isso os profissionais de RH se viram obrigados a aderir a novos processos e novas tecnologias nas  mais diversas etapas da jornada do colaborador dentro dos processos do RH.

Alguns processos na jornada do colaborador já vinham sendo realizadas de maneira digital a algum tempo, como por exemplo os processos de atração de talentos, bem como a divulgação de vagas online, processos esses realizados por plataformas digitais como o Recruiter, entre outras.

Muitas outras etapas e processos estão se modificando, o que se torna um desafio para os gestores e profissionais do RH. Vamos listar abaixo algumas tendências para o RH que vieram para ficar.

Recrutamento digital

O recrutamento e seleção de colaboradores é uma rotina composta por algumas tarefas, como por exemplo: Divulgação da vaga, análise de currículos e entrevista de seleção.

Essas tarefas estão presentes no dia a dia do profissional de RH, que por muitas vezes apresentam desafios e exigem uma habilidade do time de RH na operação. No entanto, algumas tecnologias estão sendo aplicadas para facilitar esse processo.

Ferramentas como o Recruiter, (plataforma de recrutamento criada pela rede social LinkedIn), tem como objetivo auxiliar os profissionais de RH a encontrar os profissionais mais qualificados para as vagas disponíveis em suas respectivas empresas, auxiliando no processo de seleção de colaboradores, facilitando e muito o dia a dia do recrutador.

Entrevista de seleção online

Outro processo que está sendo digitalizado e tem um papel importante na jornada do colaborador são as entrevistas de seleção, que estão sendo realizadas de forma online.

Os recrutadores estão utilizando ferramentas de vídeo chamada como o Zoom ou Meet do google, para a realização das entrevistas, essa etapa exige do recrutador uma atenção especial pois mesmo que seja uma entrevista via vídeo chamada, a condução deve seguir o mesmo roteiro e com o mesmo profissionalismo da entrevista presencial.

A entrevista online já é uma realidade em muitas empresas, traz inúmeros benefícios, como: redução de tempo, agilidade na avaliação, redução de custo para o colaborador com transporte, segurança na área da saúde para ambos, entre outros.

Utilize essa ferramenta no seu dia a dia e poderá observar a otimização no seu processo, mas lembre-se: A tecnologia auxilia, mas não realiza todo o trabalho, ainda é necessário você mapear seus processos internos, verificar e encerrar as vagas nas plataformas, ser transparente e devolver o feedback ao candidato o mais breve possível. Elabore um bom planejamento antes de iniciar esse processo, solicite auxílio do seu departamento de TI para ajustes das ferramentas e proporcione a melhor experiência para o seu candidato.

Automação de processos de RH 

Esse período de distanciamento social trouxe também a necessidade de automatizar inúmeros processos, com isso o RH tem boas oportunidades de redução de tarefas manuais, como:  gestão de benefícios, controle de ponto, comunicação interna, gestão da saúde ocupacional entre muitos outros.

Inúmeras plataformas estão sendo desenvolvidas para auxiliar na redução de burocracia e facilitar a vida dos profissionais de RH, permitindo que os gestores foquem no que é mais importante, como o desenvolvimento da equipe e o aumento da produtividade do time.

Em nossa plataforma de gestão ocupacional, o profissional de RH pode automatizar vários processos relacionados a saúde dos colaboradores.

Solicitação de exames, controle de ASO’s vencidos e a vencer, validade e elaboração dos documentos PPRA e PCMSO, triagem de exames e muitas outras rotinas são automatizadas em nossa plataforma.

Você sabia que nossa plataforma auxilia as empresas a automatizar os processos de gestão de saúde ocupacional? Solicite uma breve demonstração e fale com um especialista!

Saúde no digital

A saúde sofreu uma mudança drástica, e tem um papel importante nas tendências para o RH pós-pandemia, novas tecnologias estão surgindo resolvendo inúmeros problemas. Para o profissional de RH, a saúde ocupacional se tornou uma tarefa que merece uma atenção especial dentro de toda a jornada do colaborador pela empresa.

A saúde agora está no celular, mais próximo dos colaboradores, novos aplicativos estão auxiliando no controle de doenças e grupo de risco.

A Limer saiu na frente e foi a primeiro startup de saúde ocupacional a realizar uma consulta via telemedicina, hoje o setor de saúde está se moldando para esse modelo.

Através da nossa plataforma, oferecemos para nossas mais de 270 empresas clientes, consultas via telemedicina, que proporciona um atendimento rápido e eficaz, o ASO fica disponível digitalmente logo após finalização da consulta, o que reduz o tempo de espera do resultado e proporciona um ganho de produtividade significativo para os profissionais de RH’s.

Conclusão

De fato, o mundo está se adaptando a essa nova normalidade. Não é diferente para os profissionais e para os gestores, no entanto, o digital se faz cada vez mais necessário no dia a dia das empresas.

Na Limer, auxiliamos as empresas na otimização de seus processos ocupacionais e na automação da gestão ocupacional através das funcionalidades: controle de exames a vencer e vencidos, agendamento online a nível nacional, notificações, indicadores de resultados, dados populacionais relacionados a saúde de seus colaboradores e muito mais.

Proporcione uma melhor experiência ao seu candidato, utilize novas ferramentas, busque por novas tendências para o RH, testes novas plataformas, defina novos fluxos de trabalho, cuide da saúde de seus colaboradores e com isso você terá um processo mais ágil, um time mais produtivo e uma significativa otimização de tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top